Destaques do Dia Maringa Policia

Zeca Dirceu propõe ampliar Programa Reforma Casa Brasil para pequenas cidades e áreas rurais

Zeca Dirceu propõe ampliar Programa Reforma Casa Brasil para pequenas cidades e áreas rurais

O presidente Lula lançou o Programa Reforma Casa Brasil, que vai facilitar o acesso ao crédito para reformas, ampliações e adequações de moradias em todo o país. A nova política habitacional, desenvolvida pelos ministérios das Cidades e da Fazenda, em parceria com a Caixa Econômica Federal, tem como objetivo assegurar o direito à moradia digna, promover inclusão social e urbana e movimentar a economia dos municípios, com geração de emprego e renda na cadeia da construção civil.

Atento à importância da iniciativa, o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) encaminhou um ofício ao presidente Lula solicitando que o Governo Federal amplie a abrangência da do programa. O parlamentar propõe que o benefício seja estendido também a municípios com menos de 300 mil habitantes e aos moradores de áreas rurais.

Zeca Dirceu elogiou o lançamento da medida, destacando que ela representa um avanço no enfrentamento do déficit habitacional qualitativo e no estímulo à geração de renda.

“É uma ação fundamental, que melhora as condições de moradia e movimenta a economia dos municípios. Nosso objetivo é contribuir para que ela alcance ainda mais famílias”, afirmou o deputado.

Atualmente, o programa contempla apenas capitais, municípios com mais de 300 mil habitantes e aqueles integrados a arranjos populacionais dessa dimensão. Segundo o parlamentar, essa limitação reduz o alcance da política em estados como o Paraná, onde apenas 6 dos 399 municípios — cerca de 1,5% — possuem mais de 300 mil habitantes.

“Essa realidade mostra a importância de ampliar o programa também para pequenas e médias cidades, que enfrentam desafios semelhantes e precisam de acesso a políticas públicas de habitação”, explicou.

No documento encaminhado ao presidente, Zeca Dirceu também defende a inclusão de ações específicas para o meio rural, considerando as condições muitas vezes precárias das moradias no campo.

“As famílias rurais merecem o mesmo olhar de cuidado e dignidade. Levar o Reforma Casa Brasil ao campo é fortalecer a vida no interior e promover o desenvolvimento rural sustentável”, completou.