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O Consórcio Canal Galheta Dragagem (CCGD) venceu o leilão de concessão do canal de acesso ao Porto de Paranaguá (PR), realizado nesta terça-feira (22) na B3, em São Paulo. O leilão contou com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e do governador do Paraná, Ratinho Júnior.
A empresa vencedora ofereceu 12,63% de desconto na tarifa de referência, valor máximo previsto no leilão, após disputa de 18 lances por viva-voz. O consórcio superou três concorrentes, incluindo a chinesa China Harbour Engineering Company (CHEC) Dredging. O valor de outorga da concessão foi definido em R$ 276 milhões.
A concessão é realizada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e tem duração inicial de 25 anos, podendo ser prorrogada contratualmente por até 70 anos. Trata-se do primeiro canal de acesso portuário a ser arrendado no Brasil, transferindo à concessionária a responsabilidade por dragagens, sinalização, batimetria e monitoramento de embarcações.
O consórcio vencedor deverá investir R$ 1,22 bilhão nos cinco primeiros anos e pagar R$ 86 milhões anuais de outorga ao longo de 25 anos. Uma das principais obrigações é ampliar a profundidade do canal, aumentando o calado de 13,5 para 15,5 metros, permitindo operação de navios maiores, como contêineres de até 366 metros e graneleiros de 120 mil toneladas.
O Porto de Paranaguá recebe atualmente cerca de 2,6 mil navios por ano, com destaque para granéis sólidos como soja e proteína animal. No primeiro semestre de 2025, o porto movimentou 30,9 milhões de toneladas, crescimento de 2,6% em relação ao mesmo período de 2024.
O Canal de Acesso, que inclui o Canal da Galheta, é a principal rota aquaviária do porto desde a década de 1970. A concessão permitirá que a dragagem e a manutenção, hoje responsabilidade da Autoridade Portuária Portos do Paraná, passem para a concessionária, aumentando a profundidade e garantindo a operação segura dos navios.
Além de Paranaguá, o ministro participou de outros dois leilões portuários: no Rio de Janeiro, para o terminal RDJ07, destinado à logística offshore de petróleo e gás, com investimento previsto de R$ 99,4 milhões, e em Maceió (AL), para o TMP, terminal de passageiros voltado ao turismo de cruzeiros, com investimentos estimados em R$ 3,75 milhões ao longo de 25 anos.
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