Tempo estimado de leitura: 3 minutos
De Alto Paraíso, no noroeste do Paraná, Luiz Fernando Souza de Andrade, 17 anos, foi aprovado em dois vestibulares de Medicina. Aluno da rede pública de ensino, o jovem alcançou a primeira colocação tanto na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) quanto na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
Toda trajetória do aluno foi percorrida em escola pública. Em 2024, ele participou do programa “Ganhando o Mundo”, do Governo do Estado. Durante um semestre, ele estudou em Beaconsfield, uma das maiores cidades da Austrália.
Vocação
O desejo de cursar Medicina é antigo. Luiz conta que foi fruto de uma experiência muito dolorida. Aos cinco anos de idade, precisou de atendimento médico após quebrar a clavícula, e por residir em cidade pequena, este foi o primeiro contato dele com uma atuação médica mais complexa. “Acho que foi ali que surgiu essa vontade e, desde então, sempre falei que seria médico e que me esforçaria para isso”, recorda.
Ele revela que a meta pessoal sempre foi a aprovação em universidades públicas, tendo prestado os vestibulares da UFPR, UEL, Unicentro, Unioeste, UFMS e Enem. “Eu não esperava passar direto agora, então foi uma surpresa muito grande”, comentou.
Rotina de estudos
Luiz conta que os estudos para aprovação foram intensificados após o retorno da Austrália. A rotina do novo calouro em Medicina, contava com escola pela manhã, estudo individual pela tarde, e cursinhos privados no período noturno.
Aos finais de semana, o descanso não era o principal componente. Aos sábados, aula pela manhã. No período da tarde, Luiz realizava simulados com provas de edições anteriores dos vestibulares que ele pretendia concorrer, analisando de forma minuciosa os erros e acertos.
Entre as duas opções aprovadas, o jovem escolheu cursar Medicina na Unioeste, no campus de Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná. As aulas começam em 16 de março.
















Adicionar Comentário