Destaques do Dia Maringa Policia

Barroso decide votar pela descriminalização do aborto até as 12 semanas de gestação

Barroso decide votar pela descriminalização do aborto até as 12 semanas de gestação

BRASÍLIA, DF E SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O ministro Luís Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal), decidiu votar na ação que descriminaliza o aborto até a 12ª semana de gestação como um de seus últimos atos na corte antes da aposentadoria.

Nesta sexta-feira (17), o ministro pediu ao presidente da corte, Edson Fachin, uma sessão virtual extraordinária para que possa deixar seu voto registrado antes de deixar o tribunal neste sábado (18).

O ministro deixou indefinido até os últimos momentos se votaria na ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) 442, que retira a punição pela interrupção voluntária da gravidez. Caso não votasse, o direito à manifestação passaria para o ministro que ocupar sua vaga -hoje, o mais cotado é o advogado-geral da União, Jorge Messias.

Por fim, o ex-presidente do STF fez como sua antecessora, a hoje ministra aposentada Rosa Weber, e decidiu votar. Barroso comunicou hoje pela manhã a alguns ministros que faria esse movimento, deixando colegas de STF espantados.

No fim da gestão de Rosa como presidente e como ministra da corte, ela incluiu a ação do PSOL no plenário virtual e votou pela descriminalização, usando como argumentos os direitos reprodutivos e a autonomia das mulheres.

Pouco depois da inclusão do voto no ambiente remoto, Barroso pediu destaque, o que levaria o tema à discussão em plenário presencial. Nos bastidores, fala-se que os dois combinaram o movimento para que a então relatora pudesse registrar o voto dela no tema, já que tinha conduzido a tramitação até então, chamado audiência pública e escrito sua manifestação.

O Inmet emitiu alerta vermelho para tempestades com risco extremo no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, com previsão de ventos acima de 100 km/h e granizo. Outros nove Estados, incluindo São Paulo, estão sob alertas laranja e amarelo até sábado (18)

Estadao Conteudo | 13:45 – 17/10/2025