O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, acredita que novos casos de intoxicação por metanol no Paraná devem ser registrados nos próximos dias.
Em entrevista exclusiva à Rede Massa | SBT, ele garantiu que a rede estadual está preparada para atender esses pacientes.
“Não descarto que outros casos vão entrar nos próximos dias, porque parece que se abriu a possibilidade de entendimento de que outras falsificações e adulterações de bebidas estavam acontecendo, e isso está vindo à tona agora”, explicou.
Na manhã desta quarta-feira (8), o balanço da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) registrava a confirmação de três casos de intoxicação por metanol no Paraná. Outros três casos estão em análise, e há três situações descartadas.
Sobre a possível contaminação de combustível misturado à bebida de um dos pacientes, Beto Preto afirmou que a suspeita procede e está sendo investigada pela polícia.
LEIA TAMBÉM
URGENTE
Paraná confirma terceiro caso de intoxicação por metanol
PREVENÇÃO
Intoxicação por metanol: veja os sintomas e medidas de prevenção
“Essa história tem um fundo de veracidade e a polícia está investigando. Por outro lado, também vem à tona essa indústria de falsificação de combustíveis”, afirmou o secretário.
A polícia já desbaratou uma grande quadrilha responsável pela adulteração de combustíveis com metanol. Todos os casos estão sendo acompanhados, incluindo pacientes que ainda permanecem internados.
Intoxicação por metanol é diferente de pandemia, afirma secretário
O secretário também destacou que esse tipo de intoxicação é diferente de uma pandemia. Não se trata de vírus ou bactérias, mas de crime contra a saúde pública, e a polícia segue investigando.
“Misturar metanol ou combustível em bebida alcoólica é crime. É crime contra a saúde pública e precisamos nos atentar”, afirmou Beto Preto.
Segundo ele, o principal foco de adulteração, neste momento, é a bebida alcoólica destilada, especialmente aquela servida fracionada, em doses ou drinks.
Beto Preto dá dicas para evitar intoxicações por metanol
Beto Preto reforçou a importância de cuidados simples para evitar intoxicações: observar a garrafa, conferir a procedência e checar se o produto está dentro do período de validade.
“Tudo isso faz parte de um cuidado que normalmente não temos no dia a dia, mas que é importante passar a ter”, explicou.
Secretário de Saúde explica situação do metanol no Paraná em entrevista à Rede Massa
Veja a íntegra da entrevista do secretário de Saúde à Rede Massa:
Para mais informações sobre saúde, acesse o Massa.com.br.
















Adicionar Comentário