O ex-presidente da Associação dos Universitários de Nova Petrópolis (AUNP), Hiago Michael Polese, de 21 anos, foi preso nesta sexta-feira, 19, em Maringá. O jovem é investigado por um esquema de desvio de recursos que teria causado prejuízo superior a R$ 430 mil à entidade, responsável por administrar uma parceria público-privada com a Prefeitura de Nova Petrópolis para subsidiar o transporte de estudantes universitários.
Segundo o delegado Leandro Roque Munin, titular da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) de Maringá, a prisão foi realizada em conjunto com a Polícia Militar e Polícia Civil, após informações de que Polese estaria em uma residência ligada a um policial militar, cujo filho é advogado. O jovem foi localizado escondido dentro de um banheiro e teve voz de prisão dada no local, sendo encaminhado à delegacia. Durante a operação, também foram apreendidos objetos e documentos relacionados à investigação.
LEIA TAMBÉM: Mulher fica ferida após carro capotar em colisão com caminhão na PR-317, em Maringá
O caso, apurado pela Polícia Civil na operação batizada de “Rota Desviada”, teve início após fiscalização na contabilidade da AUNP. Segundo as investigações, o esquema envolvia o desvio das mensalidades pagas pelos estudantes antes de serem transferidas para a conta da parceria público-privada, além de suspeitas de superfaturamento de boletos e simulação de despesas para encobrir saídas de recursos não autorizadas.
Apesar de os desvios não terem atingido diretamente os repasses municipais, a manipulação dos custos comprometeu o orçamento dos estudantes e agravou a situação financeira da associação. A prisão preventiva do ex-presidente havia sido decretada no dia 11, mas ele estava foragido até a ação desta sexta-feira.
A Prefeitura de Nova Petrópolis, por meio de nota, reforçou que não há indícios de subtração direta de recursos públicos e que os repasses estão suspensos até a regularização da situação por parte da entidade.
O Portal GMC Online tenta contato com a defesa do investigado para mais esclarecimentos.
Adicionar Comentário