Destaques do Dia Maringa Policia

Itaipu participa de cerimônia de inauguração de complexo agroindustrial em Londrina

Itaipu participa de cerimônia de inauguração de complexo agroindustrial em Londrina

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Nessa quinta-feira (16), a Itaipu Binacional, representada pelo diretor-geral brasileiro, Enio Verri e pelo diretor de Coordenação, Carlos Carboni, participou da cerimônia de inauguração do complexo de grãos da Cooperativa Agroindustrial de Produção e Comercialização Conquista (Copacon), localizado no Assentamento Eli Vive, distrito de Lerroville, em Londrina (PR). A nova estrutura eleva capacidade de processamento para 10,6 mil toneladas anuais.

Foto: Rafael Porto/Itaipu Binacional

Durante o evento, que reuniu milhares de pessoas, entre autoridades federais, estaduais, representantes de movimentos sociais e parceiros institucionais, Enio Verri destacou o papel estratégico da agricultura familiar no desenvolvimento do País. “Este evento tem um papel histórico. Ele representa o sucesso das cooperativas da Reforma Agrária e mostra que políticas públicas bem aplicadas, como as da Itaipu, geram renda, qualidade de vida e empregos para as famílias”, afirmou.

Já a ministra das Mulheres, Marcia Lopes, enfatizou a importância de combater a violência contra as mulheres, pois “um país que busca paz e produção, como o demonstrado pela agroindústria do Assentamento Eli Vive, não pode conviver com relações violentas entre homens e mulheres. Por isso, apelo às camponesas e camponeses para se unirem na luta contra o feminicídio e qualquer tipo de violência de gênero”.

O presidente da Copacon, Fábio Herdt, destacou o impacto da Cooperativa na geração de mais de 3 mil empregos diretos e indiretos no Assentamento Eli Vive, lembrando que os cooperados trabalham com produtos orgânicos como derivados de milho, feijão e hortifruti, atendendo mais de 300 escolas no Paraná e fornecendo alimentos livres de transgênicos para estados como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, adquiridos em 16 municípios paranaenses.

Fábio Herdt, presidente da Copacon / Foto: Rafael Porto/Itaipu Binacional

Herdt também agradeceu o apoio da Itaipu, que, por meio de editais do Itaipu Mais que Energia, proporcionou que a comunidade adquirisse dois veículos para transportar e escoar a produção. Além disso, o presidente citou a importância da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) oferecida pela Itaipu como parte do programa Semeando Gestão.

Semeando Gestão

De acordo com Carlos Henrique da Silva Gonçalves, gestor do Programa, o convênio com os produtores do assentamento é uma iniciativa da Itaipu Binacional que visa apoiar a agricultura familiar e cooperativas de reforma agrária no estado do Paraná. Segundo Gonçalves, o Semeando Gestão supera expectativas, atendendo mais de 2.600 famílias em 110 municípios, promovendo assistência técnica contínua e gestão administrativa para viabilizar propriedades rurais.

Carlos Henrique da Silva Gonçalves, gestor do Programa Semeando Gestão / Foto: Rafael Porto/Itaipu Binacional

A produtora de hortaliças Ivonete Aparecida Oliveira de Jesus, por exemplo, é moradora do assentamento, e tem celebrado os avanços conquistados com o apoio técnico da Itaipu. “A orientação dos técnicos foi essencial para minha certificação como produtora orgânica. Isso aumentou minha renda familiar e trouxe mais qualidade para os alimentos que oferecemos”, relatou.

Produtora de hortaliças Ivonete Aparecida Oliveira de Jesus / Foto: Rafael Porto/Itaipu Binacional