Destaques do Dia Maringa Policia

Monte Fuji registra primeira neve do ano com 21 dias de atraso histórico

Monte Fuji registra primeira neve do ano com 21 dias de atraso histórico

O Monte Fuji registrou na última quinta-feira (16) a primeira queda de neve da temporada, 21 dias mais tarde do que a média histórica desde o início dos registros, há 131 anos.

Apesar do atraso, o fenômeno ocorreu mais cedo do que em 2024, quando o cume da montanha só ficou coberto de branco em 7 de novembro, segundo informações da agência Reuters.

Mamoru Matsumoto, do Escritório Meteorológico Local de Kofu, afirmou que a ocorrência tardia de neve tem sido observada com mais frequência nos últimos anos, embora as causas ainda sejam incertas.

O Japão enfrentou em agosto deste ano o mês mais quente já registrado, com temperaturas que chegaram a 41,8 °C na cidade de Isesaki, a noroeste de Tóquio.

Tradicionalmente, o Monte Fuji, que tem 3.776 metros de altitude, costuma exibir suas primeiras manchas brancas no início de outubro. Em 2024, a neve apareceu apenas em 29 de outubro, ultrapassando os recordes de atraso anteriores, registrados em 1955 e 2016, no dia 26 de outubro.

O meteorologista Yutaka Katsuta, também do escritório de Kofu, destacou que as mudanças climáticas podem estar influenciando o atraso no aparecimento da neve.

Roupas, acessórios e lembranças de Hebe Camargo serão colocados à venda em um brechó nos Jardins, em São Paulo. O filho da apresentadora reuniu quase 500 peças, com preços entre R$ 49 e R$ 4 mil, e parte da renda será doada

Folhapress | 04:30 – 24/10/2025