Destaques do Dia Maringa

MP abre inquérito para investigar "Funcionários Fantasmas" na Saúde, durante gestão Ulisses Maia

MP abre inquérito para investigar "Funcionários Fantasmas" na Saúde, durante gestão Ulisses Maia
A 1ª Promotoria de Justiça de Maringá, responsável pela defesa do patrimônio público, instaurou um inquérito civil para apurar possíveis irregularidades na inserção de dados de profissionais de saúde do município no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).

A investigação teve início após denúncia feita pela ex-vereadora Cris Lauer, que relatou ao Ministério Público possíveis fraudes com impacto em repasses federais ao programa Saúde da Família. A Promotoria cimediatamente enviou ofícios à Prefeitura e ao Ministério da Saúde, requisitando informações sobre os repasses recebidos entre janeiro e junho de 2024, a composição das equipes de saúde da família e os servidores responsáveis pela atualização do CNES no período.

A apuração busca esclarecer se as informações lançadas no sistema federal teriam sido manipuladas para aumentar o valor dos repasses destinados à saúde pública de Maringá. O procedimento pode resultar em ação judicial por improbidade administrativa, caso sejam confirmadas as irregularidades.

O secretário Antônio Carlos Nardi garante que não houve prejuízo financeiro ao município ou à União. Porém em entrevista à Pinga Fogo FM, o secretário garantiu que a irregularidade impactou diretamente no atendimento à população. Nardi ainda destacou que a Gestão Silvio Barros garantiu a recomposição das equipes, com a contratação de mais de 200 novos servidores, após compromisso assinado com o Ministério da Saúde, evitando punições devido ao desmonte das equipes, promovida pela administração Ulisses Maia. Assista a entrevista logo abaixo.