Destaques do Dia Maringa Policia

Prefeitura lança projeto ‘Autores da Nossa Terra’ na Flim 2025 neste sábado

Prefeitura lança projeto ‘Autores da Nossa Terra’ na Flim 2025 neste sábado

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura, realiza neste sábado, 11, o lançamento do projeto ‘Autores da Nossa Terra’ na 12ª Festa Literária Internacional de Maringá. A iniciativa tem como objetivo valorizar escritores locais e evidenciar a riqueza literária produzida na cidade. 

O lançamento do projeto será às 10h, no Espaço Sertões, com a presença de autores locais: Adrian Brito, Carolina Britto, Cilene Resende, Miguel Fernando, Olga Agulhon, Pedro Lucas, Piera Schnaider, Tana Moreano, Thays Pretti, Zeca Grigoleto, Hada Maller, Angela Ramalho, Railda Masson, Majo Baptistoni, Oscar Nakasato e Dany Fran. A 12ª edição da Flim segue até domingo, 12, na Travessa Jorge Amado, das 9h às 21h (clique aqui e confira a programação completa)

“A Flim 2025 é mais do que uma festa de livros, é um espaço de encontro, de diálogo e de descobertas. Essa conexão entre quem escreve e quem lê é o que dá sentido à literatura e à própria Flim”, destacou o secretário de Cultura, Tiago Valenciano.

Thays Pretti, escritora de Maringá, destacou a importância do evento para os autores locais. “A festa literária permite que o autor alcance um público que talvez não chegasse de forma espontânea. O evento é uma vitrine especialmente valiosa para autores iniciantes e independentes. Além da visibilidade, participar da Flim traz um sentimento de reconhecimento e validação enquanto artista ”, afirmou.

Para ela, as mesas de debate durante a Flim fortalecem a troca entre autores e leitores. “Esses encontros permitem que o público conheça mais de perto o processo criativo dos escritores e aprendam com suas experiências. Às vezes alguém vai assistir a uma mesa por causa de um autor e acaba descobrindo outro, criando novas conexões com a literatura”, complementou a escritora Thays Pretti.

Lançamentos literários – A programação da Flim 2025 inclui lançamentos literários e mesas de debate, que ampliam a visibilidade dos autores e fortalecem o vínculo entre livros, leitores e criadores. Nesta quinta, feira, 9, ocorreram lançamentos das autoras: Flávia Ananias Prado, Brenda Gonçalves Andujas, Daniela Bastos e Maria Verginia. Nesta sexta, 10, os lançamentos literários foram de Tania Fatima Calvi Tait, Vanessa Ferreira dos Santos Valle e Jeovanna Vieira.

Neste sábado, 11, às 18h, ocorrerá o lançamento de um livro de Silza Maria Pasello Valente, e às 19h, de Alexandre dos Santos Lima. Já no domingo, 12, às 18h, haverá o lançamento da obra de Gabriel Arndt. Todos ocorrem no Espaço Autores Independentes da Flim 2025.