Destaques do Dia Maringa Policia

Trajetória de vida de Lula da Silva vira enredo no Sambódromo do Rio

Trajetória de vida de Lula da Silva vira enredo no Sambódromo do Rio

Pela primeira vez no Grupo Especial do Sambódromo Marquês de Sapucaí, o carnavalesco Tiago Martins contou à agência Lusa que a escolha da história de Lula da Silva foi feita justamente para que a escola — fundada apenas em 2018 e que vem subindo de categoria ano após ano — tivesse um enredo forte e capaz de chamar a atenção.

“A Acadêmicos de Niterói chegou ao Grupo Especial para o carnaval de 2026, e precisávamos de um enredo marcante para essa estreia”, explicou Tiago Martins à Lusa. A escola será a primeira a desfilar, no dia 15 de fevereiro de 2026.
A escolha parece ter surtido efeito:

“Nossas redes sociais cresceram muito, e pessoas de todo o país — e até de fora — estão nos procurando querendo desfilar”, revelou o carnavalesco.

Nascido em 1945, em Caetés, um pequeno município do estado de Pernambuco, Luiz Inácio Lula da Silva migrou aos 7 anos com a mãe, Dona Lindu, e sete irmãos para São Paulo, em busca de uma vida melhor.

Aos 12 anos, teve seu primeiro emprego em uma tinturaria. Mais tarde, tornou-se operário metalúrgico, líder sindical e, após várias tentativas, foi eleito Presidente do Brasil pela primeira vez em 2003.

Agora, sua trajetória vira tema de samba-enredo:

“Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil.”
“Nosso enredo contará a história de um menino que saiu do Nordeste com a mãe, virou operário e se tornou Presidente da República. Mesmo sendo uma trajetória pessoal, o tema também toca em pontos do contexto social”, detalhou Tiago Martins.

Além da história de vida de Lula, o samba aborda questões políticas e sociais, como a fome e a luta pela educação universal. Entre os versos, há também referências a ‘sem anistia’ aos envolvidos no golpe de Estado de janeiro de 2023 e menções às ‘tarifas e sanções’ impostas pelos Estados Unidos ao Brasil.

Sem revelar detalhes sobre o desfile, o carnavalesco garantiu que as alegorias serão de fácil identificação:

“O público vai entender de imediato a proposta de cada alegoria”, disse.

Quando questionado se esperava reações políticas ou polêmicas, Tiago Martins admitiu que a escola imaginava “algum tipo de polêmica”, mas destacou que o retorno tem sido totalmente positivo.

Sobre a possibilidade de Lula assistir ou até participar simbolicamente do desfile, Tiago contou que Janja, a primeira-dama, já esteve presente em ensaios, conheceu o projeto e confirmou presença no desfile:

“O resto vamos manter em segredo”, brincou o carnavalesco.

O Carnaval da Sapucaí 2026 acontecerá entre 15 e 17 de fevereiro.

Em 2025, a escola Beija-Flor foi a campeã do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro, em um ano marcado por desfiles que celebraram o orgulho da negritude carioca.

Durante os três dias de festa, cerca de 36 mil sambistas passaram pela avenida, acompanhados por 70 carros alegóricos, encantando o público com música, brilho e criatividade. Mais de 75 mil pessoas por noite lotaram as arquibancadas do sambódromo.

Os desfiles exaltaram a herança africana, a magia da Amazônia, o respeito à diversidade e a tolerância religiosa, consolidando o Carnaval como “a maior festa da Terra”.

Segundo o governo brasileiro, o Carnaval de 2025 foi celebrado por mais de 53 milhões de pessoas em todo o país — um aumento de cerca de 8% em relação ao ano anterior —, movimentando mais de 1,93 bilhão de euros.

Somente o Carnaval carioca reuniu 8 milhões de foliões, gerando aproximadamente 890 milhões de euros, de acordo com o governo do estado do Rio de Janeiro.

Leia Também: Lula encontra Trump e diz que não há motivo para conflito com os EUA