Destaques do Dia Maringa Policia

Usuários relatam problema no sistema Pix após pane da AWS

Usuários relatam problema no sistema Pix após pane da AWS

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O sistema de pagamentos Pix enfrenta instabilidade nesta segunda-feira (20), de acordo com relatos nas redes sociais de clientes, em meio à pane global na AWS, nuvem da Amazon.

O Downdetector, site que monitora o funcionamento de serviços online, registrou 238 reclamações sobre o serviço por volta das 12h31. As queixas começaram a aparecer por volta das 10h37.

Em nota, o BC (Banco Central) diz que “os sistemas administrados pelo Banco Central funcionam normalmente”. Comunicado Nomad aos seus clientes, obtido pela reportagem, indica que falhas no acesso ao app da empresa e na execução de transações financeiras estão relacionadas aos erros nos serviços da AWS.

“Nosso time técnico está trabalhando com a AWS para normalizar a situação e garantir que você volte a aproveitar sua experiência Nomad o mais rápido possível”, disse a empresa financeira a seus clientes.

Além da Nomad, entre os principais afetados está o Mercado Pago, que às 12h41 registrava 1.474 reclamações no Downdetector. Os usuário também relatam problemas no PicPay, que registrou, às 12h44, 468 reclamações.

Em nota, o Mercado Livre e Mercado Pago reconhecem que houve uma instabilidade em seus aplicativos, provocada por uma falha generalizada e ampla no sistema da AWS. “Nossas equipes estão trabalhando rapidamente para restabelecer o sistema”, afirma o comunicado oficial.

O PicPay afirma que seus “serviços estão mais lentos que o comum”. “Como outras instituições financeiras e de entretenimento, o PicPay foi afetado pela instabilidade global nos serviços da AWS. Os serviços estão mais lentos que o comum. As empresas já estão trabalhando em conjunto para resolver o problema o mais rapidamente possível”, diz, em nota oficial.

Os serviços de nuvem da Amazon passaram a apresentar falha na manhã desta segunda-feira. O anúncio foi feito pela empresa em seu site às 11h14 (horário de Brasília). Três horas antes, a AWS (Amazon Web Services) havia informado que tinha corrigido o problema que afetou mais de 500 sites em vários países, incluindo o Brasil, desde as 3h30 desta segunda.

De acordo com a companhia, os serviços do DynamoDB (banco de dados), SQS (assistente de voz) e Amazon Connect (serviço na nuvem) estão com pane e não há previsão para retorno.