O Hospital Bom Samaritano, de Maringá, está entre as unidades de saúde que participarão de um mutirão nacional promovido pelo Ministério da Saúde para ampliar a realização de cirurgias pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e reduzir a fila de espera por procedimentos especializados.
A mobilização ocorre entre esta segunda-feira (22) e sábado (27) e integra o programa Agora Tem Especialistas, criado para atender pacientes que aguardam por cirurgias e exames de média e alta complexidade na fila de regulação do SUS.
No Paraná, além do Hospital Bom Samaritano, participam da ação a Associação Beneficente São Rafael, em Rolândia, e a Sociedade Hospitalar Angelina Caron, em Campina Grande do Sul. Juntas, as três instituições deverão realizar 164 procedimentos adicionais ao longo da semana, incluindo cirurgias de joelho, catarata e outras intervenções ortopédicas.
A estratégia do Governo Federal busca utilizar a capacidade instalada de hospitais públicos, filantrópicos e privados para acelerar o atendimento de pacientes que aguardam por procedimentos especializados. Para isso, o Ministério da Saúde contratou equipes médicas, insumos e equipamentos para reativar salas cirúrgicas que estavam sem uso em unidades estaduais e municipais, além de firmar acordos com hospitais privados.
De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a iniciativa pretende ampliar o acesso da população ao atendimento especializado pelo SUS.
“Estamos cumprindo o compromisso do governo do presidente Lula com a população brasileira e levando o SUS para todos os cantos do país. Com essa ação nacional, mobilizamos toda a capacidade instalada do país, com hospitais públicos, filantrópicos e privados trabalhando juntos para ampliar o atendimento especializado”, afirmou.
A mobilização ocorre em 20 estados brasileiros e envolve 46 estabelecimentos de saúde. Ao todo, serão ofertados cerca de 16 mil procedimentos especializados, sendo mais de 13 mil realizados em hospitais públicos que tiveram estruturas reativadas e outros 2,3 mil em hospitais privados participantes do programa.
Segundo o Ministério da Saúde, o programa Agora Tem Especialistas também prevê a ampliação do horário de funcionamento de policlínicas, contratação de médicos especialistas e atendimento itinerante por meio de carretas equipadas para exames de imagem, oftalmologia e saúde da mulher.
















Adicionar Comentário