O Governo do Paraná anunciou nesta terça-feira (23) um conjunto de ações para reforçar a assistência hospitalar na área de abrangência da 14ª Regional de Saúde de Paranavaí, responsável pelo atendimento de 28 municípios da região Noroeste do Estado.
As medidas foram apresentadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) durante reunião com prefeitos e lideranças da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar) e do Consórcio Intermunicipal da APA Federal do Noroeste do Paraná (Comafen).
Entre as principais iniciativas está a abertura de novos leitos hospitalares, incluindo vagas em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e leitos de retaguarda clínica. Também está prevista a reorganização da rede assistencial, com o objetivo de ampliar a capacidade de atendimento e reduzir o tempo de permanência dos pacientes internados.
De acordo com a Sesa, a estratégia prevê a otimização do fluxo de pacientes entre os hospitais da região, descentralizando atendimentos de maior complexidade, agilizando a realização de cirurgias e aumentando a rotatividade dos leitos.
O secretário estadual da Saúde, César Neves, afirmou que as medidas atendem a uma reivindicação antiga dos municípios da região.
“Esses novos leitos de UTI são fundamentais para ampliar a capacidade de atendimento. Com a reorganização da rede, também vamos otimizar o fluxo assistencial, reduzir o tempo de internação dos pacientes e fortalecer a descentralização dos serviços de saúde, garantindo mais eficiência e qualidade no atendimento à população”, disse.
Participaram do encontro prefeitos vinculados à Amunpar e ao Comafen, representantes da 14ª Regional de Saúde de Paranavaí, além dos deputados estaduais Luiz Claudio Romanelli, Alisson Wandscheer, Soldado Adriano, Marcio Nunes e Dr. Leonidas, e do deputado federal Sandro Alex.
















Adicionar Comentário